Azeite e Mel


Azeite

A oliveira é uma árvore mítica, venerada por diversos povos e culturas, desde a antiguidade aos nossos dias. Ao longo dos séculos tem tido um simbolismo abrangente e tão diverso como o da paz, da fecundidade, da vitória, da sabedoria, da purificação, da glória, da força, da abundância ou, ainda, da recompensa. De fácil adaptação a terrenos pedregosos e resistentes à seca e ao fogo, podem viver vários séculos. A oliveira mais antiga de Portugal tem 2.850 anos e encontra-se em Sta. Iria de Azóia.

Aquando da conquista da Península Ibérica pelos romanos, estes ficaram maravilhados com o azeite produzido na região hoje chamada Alentejo, começando a exportá-lo para Roma. Os Visigodos e, mais tarde os Árabes, desenvolveram enormemente a cultura da oliveira em Portugal, tendo mesmo sido estes últimos a dar o nome ao fruto e ao óleo dele extraído: az-zeitúnâ e az-zeit.

São conhecidas as propriedades medicinais do azeite, das quais se destacam as anti-inflamatórias, a concentração de Vitamina E e substâncias antioxidantes, com destaque para os polifenóis, capazes de prevenir doenças cardiovasculares e tumores.

A Quinta dos Poços iniciou a produção de azeite em 1997, sendo este ano o primeiro em que o mesmo será comercializado.

Do blend de azeitonas seleccionadas, surge um azeite com maravilhoso aroma a azeitonas frescas, tomate e casca de maçã, com ligeiro apimentado e um elegantemente persistente e macio fim de boca.

Mel

De origem silvestre e obtido através de métodos de produção e extracção artesanais, o mel Quinta dos Poços tem um tom dourado e o seu paladar é suave.

Por ser um produto 100% puro e natural, tende a cristalizar a baixas temperaturas. Embora o mel cristalizado mantenha todas as propriedades aromáticas, gustativas, nutricionais e energéticas do mel líquido, poderá ser descristalizado se aquecido em banho-maria a uma temperatura não superior a 45°C, de forma a preservar as suas vitaminas e enzimas naturais.

Entre os muitos benefícios para a saúde, destaca-se a sua acção antisséptica, antibacteriana e antimicrobiana, sendo também um bom aliado contra tosses e irritações da garganta.


QUINTA DOS POÇOS AZEITE VIRGEM EXTRA

Azeite com um maravilhoso aroma a azeitonas frescas, tomate e casca de maçã, um pouco de pimenta, com um fim de boca elegantemente persistente e macio.


QUINTA DOS POÇOS MEL DE FLORES

De origem silvestre e obtido através de métodos de produção e extracção artesanais, o mel Quinta dos Poços tem um tom dourado e o seu paladar é suave.


© 2015-2017 Sociedade Agrícola José Mesquita Guimarães, Lda.